construindo um sonho

construindo um sonho

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dicas para deixar sua casa brilhando!!!!


Olá amigas...Quem não gosta de chegar em casa e sentir o cheirinho de limpeza, pisar descalço e nada grudar nos pés? Enfim, casa limpa é outra coisa.
Mantê-la assim por dias não é fácil, às vezes mal acabamos de limpar e já tem gente sujando e bagunçando atrás, ora são os filhos, o marido, o jantar com amigos ou o churrasco do final de semana. Manter a casa limpa não é tarefa fácil, pelo contrário é bem desgastante. Mas vale o esforço né?

A seguir darei algumas dicas para a limpeza de alguns materiais presentes em nossa casa.


PRATA

Apesar de existir aquela latinha famosa para limpeza de prata,há também outra maneira de limpar a prataria.Use um detergente neutro para lavagem. Para retirar manchas escuras e fazer uma limpeza profunda, encha uma panela de alumínio com água e coloque para ferver. A cada 250 ml de água, adicione uma colher de chá de sal e outra de bicarbonato de sódio. Mergulhe a peça nesta solução, com o fogo ainda aceso. Depois de limpa, enxágüe com sabão neutro. O polimento final deve ser feito com uma flanela. Não utilize o lado verde das esponjas de lavar louça, palhas de aço, lustra móveis ou qualquer material de limpeza que não tenha a função de limpar prataria.

ALUMÍNIO
.Para ter essas peças sempre bonitas, utilize detergentes e saponáceos que não contenham amoníaco. Se houver manchas persistentes, deixe a peça de molho em uma mistura de vinagre branco dissolvido em água fervente.
VIDRO



Aposte na boa e velha água com sabão ou detergente neutro. Para deixá-los transparentes, coloque algumas gotas de vinagre na água e passe um pano (eu uso camisetas de malha velhas, furadas, pois não deixam fiapos).
Ai vai uma receita caseira de limpador de vidro:
Com duas colheres de amonia, meia colher de alcool, 1/4 de colher de detergente, coloque esses produtos em um borrifadore e complete com água, balance bem e se desejar substitua a amonia por 3 colheres de vinagre ou suco de limão.
MADEIRA



Para a limpeza dos móveis de madeira, o velho e bom lustra móveis resolve.
Fique sempre atenta à presença de cupins, pois eles destroem não só seu móvel como tudo o que encontram à base de celulose em sua casa (ou seja, documentos, fotos e outros). Se ao limpar os móveis de madeira perceber um pózinho de madeira aqui ou ali, cuidado, você pode ter novos inquilinos em sua casa. Pode preparar o coração para se desfazer do móvel ou chamar o pessoal da dedetização. 

ESPELHO



É maravilhoso olhar-se num espelho sem marcas e fiapos, para conseguir esse resultado molhe na água quente um pano macio e isento de poeira (para evitar riscos na superfície) e passe no espelho. Seque-o com uma pano seco (entra a camiseta velha de novo). Tenha cuidado para não deixar as bordas úmidas.
Caso escolha utilizar produtos específicos para a limpeza dos vidros, prefira os neutros.
Evite borrifar qualquer produto de limpeza direto no espelho. Prefira aplicá-lo em um pano macio. Evite a exposição ao sol, uma vez que a luz e o calor causam manchas, tornando-o escuro.

PISOS DE MADEIRA



Ao ver um piso de madeira lustroso pensamos em beleza, bom gosto e um monte de trabalho!O produto usado para impermeabilizar o piso de madeira determina como cuidar dele. Verniz, goma-laca, poliuretano ou laca são usados para dar acabamento a esses pisos, mas somente o poliuretano não precisa de tratamentos adicionais. A maneira mais rápida de limpar um piso envernizado ou laqueado é usando uma cera limpadora. Depois de passar o aspirador de pó, espalhe o líquido em uma pequena área e esfregue com um aplicador de cera. Trabalhe em pequenas áreas de cada vez, na direção do corte da madeira. Retire o excesso com um pano limpo.
Use aspirador ou vassoura com cerdas macias. Limpe com um pano úmido bem torcido e quase seco.
Não aplique produtos químicos que contenham álcool ou querosene.
Cuidado com o sol: os raios ultravioletas descolorem a madeira.

REVESTIMENTOS DE PAREDE


Use uma esponja macia com água e detergente.Para limpar o rejunte, dissolva um copo de água sanitária em um litro de água, molhe uma escova de dentes velha nesta mistura e esfregue as juntas. Depois é só jogar água limpa nos revestimentos para enxaguar.
Não use produtos corrosivos, pois estes retiram todo o esmalte e brilho dos revestimentoss. Evite passar a lixa nas juntas para remover a sujeira, pois pode até remover a sujeira, mas de quebra estraga todo o rejunte.(ai porque eu não li isto antes, rs)

PISOS DE LAJOTA E ARDÓSIA

A lajota e a ardósia são pisos de pedra natural semelhantes. Ambas têm superfícies porosas e são colocadas com argamassa.Os pisos de lajota e ardósia devem ser impermeabilizados com um impermeabilizante comercial para mosaico e ardósia, nunca com verniz ou laca. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica para chão com um aplicador de cera de cabo longo com almofada de lã de carneiro ou aplique cera em pasta com uma enceradeira. Para fazer isso, use uma espátula para espalhar uma pequena quantidade de cera diretamente sobre as escovas da enceradeira. Passe a enceradeira devagar com movimentos para frente e para trás para aplicar uma camada fina de cera. Quando secar, lustre.
Outra dica é passar o esfregão úmido nos pisos de lajota e ardósia usando água limpa, uma solução de limpeza multiuso em água morna ou água com amaciante de roupas. Torça o esfregão até que não fique pingando e passe no chão em movimentos lentos e firmes. Se o chão recém-limpo secar sem brilho, passe o esfregão novamente usando água com um copo de vinagre. Seu piso vai brilhar!

TAPETES

Aspirando
1. Para tapetes felpudos procure agitar as fibras, soltando a sujeira antes de aspirá-lo.
2. Tapetes de pontos têm uma facilidade maior de acumular resíduos entre os nós. É necessário um aspirador com maior poder de sucção.
3. Certifique-se de que o aspirador esteja em boas condições e bom desempenho.
4. Procure aspirar no sentido contrário ao tráfego sobre o tapete para evitar o achatamento das fibras.

Limpando
Vapores de cozinha, a poluição do ar e a fuligem podem gradualmente encardir o tapete. Esse tipo de sujeira pode literalmente grudar as fibras umas às outras, o que conseqüentemente agrava o problema das sujeiras secas, que acabam ficando presas ao tapete .

Solução para remover manchas comuns: (guarde o número de cada uma)
1. Água gelada
2. Solução de detergente (1 colher de chá de detergente para 1 xícara de água morna)
3. Solução de amônia (1 colher sopa de amônia 3% para 1 xícara de água)
4. Solvente para limpeza a seco
5. Gelo em um saco plástico (após resfriar a área manchada, remova os resíduos e fragmentos de sujeira e depois aspire)
6. Solução de vinagre (1/3 xícara de vinagre branco para 2/3 xícara de água)
7. Água morna (não usar água quente em hipótese alguma)
8. Acetona
9. Álcool
10. Removedor de ferrugem ou môfo
11. Sal ou talco

Agora veja o que fazer no caso destas manchas abaixo:
Comece pela ordem indicada, cheque o número da solução sugerida e veja a legenda acima da tabela.
Passo 1, passo 2, passo 3:

Bebidas alcóolicas 1- 2 -
Alvejante 1- 3 -
Sangue 1 -2 -
Manteiga 4 -2 -
Chicletes 5 -4 -
Chocolate 2 -3 -6
Café 1 -2 -4
Refrigerante 7 -2 -
Óleo de cozinha 4 -2 -
Ovo 2 - -
Creme de leite 2 -4 -
Cera de chão 4 - -
Caneta hidrocor 7 -2 -8
Suco de fruta 1 -2 -
Polidor de móveis 4 -2 -3
Molhos (carne e temperos) 7 -2 -
Caneta tinteiro 1 -2 -
Caneta esferográfica 4 -9 -2
Catchup 7 -2 -
Batom 4 -2 -
Mercúrio cromo 2 -3 -6
Leite 7 -4 -2
Mostarda 2 - -
Esmalte 8 -4 -
Óleo ou Graxa 4 -2 -
Tinta látex 2 -3 -4
Tinta a óleo 9 -4 -2
Ferrugem 4 -2 -10
Molho de salada 2 -4 -
Graxa de sapato 4 -2 -
Fuligem 4 -2 -3
Piche 4 - -
Chá 1- 2 -4
Urina fresca 1 -2 -
Urina velha 2 -3 -6
Vômito 2 - -
Vinho 11 -1 -2
Substância desconhecida 4 - 2


PISOS DE CONCRETO



O concreto é muito poroso e absorve manchas rapidamente, uma boa solução seria impermeabilizar, mas se você não esta di$po$ta , faça o seguinte:
Varra bem toda a sujeira e então lave com uma solução de limpeza multiuso forte.  No caso de garagem o piso absorve muito óleo, uma boa solução é espalhar areia sanitária (aquelas de gato) alguns minutos antes de lavar, elas absorvem o óleo.


MÁRMORE




Se o mármore da sua casa já está amarelado ou o granito manchado e quanto mais você esfrega pior fica, saiba que existe uma solução: você pode fazer uma restauração, em pedras já velhas, sem brilho e com manchas, através de uma máquina especial para deixá-las novinhas novamente. Lojas especializadas em pedras ornamentais podem fazer este serviço.
Mas se você acabou de comprar uma pedra (granito, mármore...) e ela ainda não sofreu os danos do mau uso, é melhor você saber como limpá-las (com certeza, é mais barato), antes que precise gastar mais para isso. Se a pedra está manchada, provavelmente, foi porque você não usou os produtos certos. Alvejantes, saponáceos, escovas, palha de aço, álcool, sabão de coco, são proibidos! Além de retirar o brilho da pedra, este tipo de limpeza abre caminho para sujeira se instalar.
Os saponáceos, por exemplo, que são usados para limpar e deixar branco, tiram a proteção do mármore. Sem essa camada protetora, a sujeira começa a acumular.

Pode parecer incrível, mas para limpar pedras ornamentais use somente sabão neutro, água e esponja sem abrasivo. Para limpar o chão, rodo com borracha envolvido por pano de chão. Ou ainda rodos com esponja., limpe sempre com a esponja do lado liso.
Para que a durabilidade da pedra seja maior (Acredite! Com uma manutenção correta, a pedra pode durar 200 anos) passe um impermeabilizante nelas. Só que nada de passar ceras naturais e resina. Este tipo de produto não permite que haja a troca de vapores do ambiente com a pedra.
O chão de mármore fica lindo depois de limpo com um esfregão umedecido em água limpa e morna.

Hummm que post loooongoooo...Mas que cheirinho de limpeza não???
Beijos azuisss

23 comentários:

  1. Fiquei cansada so de olhar, rsrsrsr brincadeirinha.
    Valeu pelas dicas, muito validas.
    Ale

    Ps amo seu blog, visito sempre, mas nao deixo quase comentario por causa destas letrinhas de verificacao, elas me irritam, rsrsr

    ResponderExcluir
  2. Olá Con, vim conheçer e já encontro uma faxina completa, adorei as dicas.Mas sobre o meu adesivo, comprei na loja de um amigo e só sei que ele busca em São Paulo.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Ei meninas...Obrigada pela visita e comentários...Hummm Ale, eu tb detesto estas letrinhas, rs vou tirar já já...
    Eliana, vou pesquisar por aqui, adorei mesmo o seu adesivo, lindinho!
    Beijos azuisss

    ResponderExcluir
  4. Oi Con! Obrigada pelas dicas. Em casa tenho tanto conhecimento que os materiais de limpeza se resumem em alvejante, desinfetante, detergente, querosene e álcool... rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!!! Obrigada!!!! To te seguindo ta!!! Da uma olhadinha no meu blog também flor!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por compartilhar estas dicas!
    Super bacana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. OII-
    teu nome é con?
    adorei as dicas para nossa casinha
    por enquanto estou meio sem tesão para casa, morando em apto pequeno, procurando nossa casinh para comprar e pelo jeito vai ser que nem tua história - a gran é curta- então refora em nós-
    quando morei aí MG - fiz um tour por Sara com guia e tudo - me apaixonei já quis até morar aí , meu filho tinhaamigos aí-
    adorei tua cidade linda -típica mineira e cheia de hitória
    bjlu

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas e vou experimentar.
    bjs da Lou do Pausa para viajar

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor!

    Amei as dicas!
    obrigada por dividir com a gente aqui ;)
    beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Con??? Como é seu nome mesmo?

    Adorei suas dicas, todas ótimas. Eu estava na internet procurando dicas de como limpar rejunte de epóx, pois acabei de fazer obra no meu apto. e os pedreiros não me avisaram que tinha que limpar logo, e tá me dando um trabalhão pra limpar, então encontrei seu blog e adorei já estou seguindo-o, venha seguir o meu também.
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Oi... Adorei as dicas! è duro fazer faxina mas no final é tão gratificante tudo limpinho e cheiroso.

    Ass: Camila Ribeiro

    ResponderExcluir
  12. Vim ler novamente pois esqueci algumas etapas. rsrsrsrsr....

    Ass: Camila

    ResponderExcluir
  13. Olá muito bom seu conteúdo ! , olhe o meu também ! obrigado . limpeza Pós-Obra

    ResponderExcluir
  14. Adorei o conteúdo do teu site... só espero que vc use mais fotos porque issovai dar um destaque ainda maior ao artigo.
    Muito boas dicas!

    ResponderExcluir
  15. Como linda pedras almofadadas rosa claro
    rua de cimento

    ResponderExcluir
  16. Como limpa pedra almofadada russa de cimento

    ResponderExcluir
  17. Como limpa pedra almofadada russa de cimento

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo artigo. Tudo muito bem explicado..

    ResponderExcluir
  19. É exatamente o que eu procurava sobre limpeza de carpete e tapete, muito obrigada!!

    ResponderExcluir

Comenta sim, pode sim, eu deixo sim...ADORO os comentários de vocês!